terça-feira, 5 de junho de 2018

Centro de Línguas forma alunos de Brasileia e Epitaciolândia

 Mágila Campos 
 04.06.2018 

Os convidados que prestigiaram a formatura dos alunos de espanhol do Centro de Estudo de Línguas, nos Núcleos de Brasileia e Epitaciolândia, puderam perceber o nível de proficiência dos 38 estudantes que concluíram o nível básico do curso este ano.
Durante a solenidade, os agora bilíngues, animaram a festa com declamação de poesia do renomado poeta chileno Pablo Neruda e também fizeram interpretação musical da canção Bella Ciao. A música é símbolo da resistência italiana contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, e recentemente, se tornou um sucesso global na trilha sonora da série “La Casa de Papel”.

A formatura foi realizada no auditório da escola Belo Porvir, em Epitaciolândia, na sexta-feira, 1. O titular da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, a coordenadora do CEL, Claudenice Nunes, e autoridades locais prestigiaram o evento.
Luciene fez espanhol para melhorar a comunicação com os vizinhos peruanos (Foto: Mágila Campos/SEE)

Dos 38 formandos que receberam os certificados, 20 foram de Brasileia e 18 de Epitaciolândia. “Fiz o curso porque o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo. Aprender esse idioma é criar asas, porque abre muitas portas, principalmente pra gente, que vivemos na fronteira com a Bolívia e o Peru”, conta a estudante Luciene Sales.
Fazendo parte das iniciativas educacionais inovadoras do governador Tião Viana, o CEL é uma instituição mantida pelo Estado que oferta cursos de idiomas para a população acreana desde 2011. A frente do órgão está a Secretaria de Educação, e na oportunidade, o chefe da pasta, Marco Brandão, disse que os formandos integram o grupo dos 52.146 alunos, que puderam aprender um novo idioma de forma gratuita no Acre.
“O Centro de Línguas atende atualmente estudantes do Alto Acre, Baixo Acre e Juruá, isso significa, que as políticas públicas que são implantadas na capital também são levadas às cidades do interior, porque queremos proporcionar educação de qualidade para todos os acreanos”, destaca.
O secretário ressaltou ainda que os formandos conquistaram um conhecimento que possibilitará não só a comunicação com outros povos e culturas, mas também ampliará os horizontes dos falantes tanto no campo profissional quanto pessoal.
A formatura foi realizada em Epitaciolândia na Escola Belo Porvir (Foto: Mágila Campos/SEE)


Claudenice Santos, coordenadora do CEL em todo o Estado, lembrou que o trabalho dos Núcleos de Estudos de Línguas (NELs) que respondem nos municípios são um diferencial do setor.
“Graças ao empenho do Governo acreano em manter os NELs nos munícipios como o Alto Acre, conseguimos formar esses estudantes que vivem em uma região próxima a falantes nativos do espanhol”, destaca.
De 2011 a 2017, nos núcleos do Alto Acre, Baixo Acre e Juruá, o CEL já atendeu 52.146 alunos da rede pública de ensino e comunidade. Atualmente, o órgão é referência no ensino gratuito de línguas. Hoje, oferece cursos presenciais de Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Libras, e, também neste ano oficinas de Línguas Indígenas, sendo que já foram realizadas de língua Hãtxa Kuin e Shanenawa.
“Moramos em uma tríplice fronteira onde apenas nós falamos o português e os vizinhos espanhol, por isso a necessidade de aprender essa língua tão importante”, ressalta Neide Lopes, coordenadora do núcleo em Epitaciolândia.






Nenhum comentário: