domingo, 5 de julho de 2020

Relações Tóxicas


Sabe aquele amigo ou amiga que frequentemente drena sua energia e te coloca para baixo sem perceber? Ou então aquele namorado ou namorada que sempre implica com alguma insegurança sua, mas diz que "isso significa que eu me importo e gosto de você"? Ter uma relação com uma pessoa tóxica faz mal física e psicologicamente para as pessoas, mas, por conta da sutileza das ações, é um pouco mais difícil de perceber.
É neste ponto onde mora o perigo: relacionamentos tóxicos podem, facilmente, se tornar abusivos.
O relacionamento abusivo tem fases que chamamos de ciclo da violência: no começo, a pessoa abusiva é alguém incrível. Depois, tem explosões de raiva, ciúme, controla seu comportamento, mas você acredita que 'provocou' isso. Aí, ela passa a te agredir verbalmente e fisicamente.
A pessoa envolvida com alguém tóxico ou abusivo precisa sempre estar cercada de outros amigos, colegas e familiares que possam apontar quando esses comportamentos ocorrem, para que ela seja capaz de enxergar a situação e tenha apoio para se afastar de pessoas assim e, em alguns casos, denunciar o outro quando a situação pede que medidas legais sejam tomadas.
Como identificar alguns sinais:
#A pessoa tóxica acredita que o ciúme demonstra o quanto ela realmente ama e valoriza o outro. Por isso, tenta justificar o sentimento desta forma e começa a controlar a vida do parceiro sutilmente.
#As discussões são constantes e a pessoa tóxica usa tudo que o outro disse contra ele, guarda rancor. Ela também costuma fazer comentários maldosos sobre as inseguranças do outro, mesmo estando consciente da situação.
#Quando você vai sair com outra pessoa apessoa tóxica fica com ciúme, faz chantagem emocional para que o outro passe, inconscientemente, a se afastar dos amigos.
#Há grande dificuldade por parte da pessoa tóxica de ouvir críticas, mesmo as construtivas. Faz comentários condescendentes e ofensas "mascaradas" na forma de conselhos ou usando a desculpa de que "só diz isso porque se importa". Subestima sua inteligência.
#Constantemente questiona sua capacidade na sua área de trabalho, mesmo que não sejam colegas no emprego, cria intrigas no ambiente que não necessariamente existem para te isolar ou te lesar de alguma forma.

Nenhum comentário: