terça-feira, 24 de setembro de 2019

Servidores da saúde e pacientes na fronteira do Acre recebem apoio para alimentação em hospital

Por
 Alexandre Lima
Hospital de Brasiléia Wildy Viana está sem abastecimento pelas empresas fornecedora de alimentos – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Doações de empresários de Brasiléia e Epitaciolândia, garantiram alimentação por alguns dias. Estado não se manifestou sobre assunto

Durante o dia desta segunda-feira, dia 23, servidores da saúde que trabalham no hospital Wildy Viana, localizado na cidade de Brasiléia e que atende também a cidade de vizinha de Epitaciolândia, tiveram que fazer algo para ter o comer em seus plantões, junto com os que estão internados doentes.
Recolhimento de alimentos fornecidos pela mercado Frios Vilhena – Foto: Cedida
Encabeçada pela representante do sindicato da saúde, Ana Claudia, realizaram visitas e fizeram telefonemas para alguns empresários das duas cidades, afim de que pudessem fornecer alimentos para abastecer a dispensa.
O abastecimento que deveria ser feito pelas empresas que ganharam as licitações, estão sendo suspensas e não se tem uma explicação por parte do Estado. Como já foi denunciado, marmitas com cuscuz, carne moída e macarrão, foram servidas no hospital na semana passada.
O jornal tentou contato com a assessoria de comunicação do Estado e até mesmo com o chefe da Casa Civil, afim de saber o motivo do desabastecimento de alimentos no hospital no período da tarde, mas, não obteve retorno.
Mercados Frios Vilhena e São Sebastião, foram dois dos que forneceram alguns fardos de arroz, feijão, açúcar, verduras, legumes e outros, para que pudesse garantir parte da alimentação aos funcionários.
Foi informado que deveria ter chegado um caminhão com produtos nesta segunda-feira, mas, até o momento não havia estacionado. Também foi dito que neste domingo, teria acontecido um racionamento e a prioridade foram os doentes.

domingo, 22 de setembro de 2019

Polícia Militar prende dupla acusada de ameaçar moradores de Comunidade na BR 317 de Brasiléia

Samuel e Sebastião são acusado de ameaçar moradores com armas e foram presos.
Uma guarnição da Polícia Militar do 10º Batalhão do Alto Acre, foi deslocada para a comunidade do Incra, localizada no km 26 da BR 317 (Estrada do Pacífico), afim de averiguar uma denuncia de dois indivíduos que estariam tirando o sossego dos moradores.
Segundo foi levantado, Sebastião da Silva Gonzaga e Samuel Estevam de Carvalho, que se dizem participar de uma facção criminosa, teriam invadido uma residência na Comunidade, colocaram dois adolescentes e uma mulher de joelhos sob a mira de uma escopeta e uma pistola de pressão, dizendo que iriam matar algumas pessoas.
A dupla estaria levando terror na comunidade pelo medo, mas foram denunciadas às autoridades que resolveram realizar um cerco para prende-los e tirar de circulação. Em uma busca rápida no Ramal Cajazeira, o acusado foi localizado Samuel em uma casa onde estaria buscando refúgio.
Uma das armas, sendo uma pistola de pressão usada para ameaçar moradores. A escopeta está sendo procurada.
A casa foi cercada e o acusado foi surpreendido pela guarnição, que não teve tempo de fugir. Samuel resistiu a voz de prisão onde fez ameaças aos policiais, usou palavras de baixo calão, além de dizer ser irmão de um faccionado que se encontra condenado e preso, sendo necessário sua imobilização.
Após buscas na casa, a pistola de pressão usada para realizar ameaças aos moradores da comunidade foi localizada, mas, a escopeta estaria guardada em outra propriedade distante na BR, juntamente com Sebastião seu comparsa.
Sebastião foi localizado, sendo detido em seguida, mas, a escopeta não foi localizada. A moto também usada pela dupla para irem até a casa em ameaçar os moradores também foi encontrada. Os denunciados foram levados para a delegacia de Brasiléia, onde ficaram à disposição do delegado plantonista, que irá tomar as providencias de praxe referente ao caso.

22 de Setembro Dia Mundial Sem Carro


Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de setembro.
A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Os promotores do evento aconselham a população a deixarem os carros e motos em casa e experimentar utilizar, durante o dia 22, meios de transportes alternativos e que não poluam a atmosfera. As bicicletas são sempre uma das melhores opções para a maioria dos aderentes ao movimento ativista.

Origem do Dia Mundial Sem Carro

Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias.
Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Europeia da Mobilidade.

Dia Mundial Sem Carro no Brasil

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram "bicicletadas" para celebrar o dia e conscientizar a população.
Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu a Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso critico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 (gás carbônico) liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.

sábado, 21 de setembro de 2019

Formação de Ministros Extraordinários Região I de Pastoral

Acontece no sábado dia 21 de setembro de 2019 na igreja São Sebastião de Epitaciolândia A formação da ministros extraordinários da região I
Formação foi ministrada pela equipe da diocese de Rio Branco composta por Edson,  Dora e Andreia e reuniu as paróquias de Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.
Solicitado pelo coordenador da paróquia de São Sebastião de Epitaciolândia,  diácono Santino  que viu a necessidade de formar novos ministros para a sua paróquia.

































sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O comando do 10° Batalhão da Polícia Militar recebeu Moção de Aplausos da Câmara de vereadores de Brasiléia


O comando do 10° Batalhão da Polícia Militar recebeu Moção de Aplausos da Câmara de vereadores de Brasiléia, em reconhecimento pelos serviços realizados pela Polícia Militar nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia.
A Major Ana Cássia Comandante do 10°BPM Agradece, em nome de todo o efetivo do Batalhão, pelo Carinho e Reconhecimento desta casa Legislativa, que representa a Sociedade a qual servimos.

10°BPM
O GUARDIÃO DA FRONTEIRA
Décimo Batalhão Pmac Brasiléia Fronteira


História

O 10º Batalhão da Policia Militar instalou-se em Brasileia em 29 de junho de 1977, como o 5º Pelotão Militar, e ficou alojado no Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro em Vila Epitácio, atual município de Epitaciolândia. Em dezembro do mesmo ano, mudou-se para sede própria em Brasileia. Em 1990, passou a ser designada como Companhia da Policia Militar Independente, vindo a ser nomeado, 10º Batalhão de Policia Militar. O referido Batalhão sempre atendeu aos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, e para desenvolver suas atividades, segundo informações desse comando, o mesmo, atualmente dispõe de doze viaturas (motocicletas), e oito viaturas (automóveis e caminhonetes).

NOTA PÚBLICA



O Governo do Estado do Acre comunica que as exonerações dos cargos em comissão publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira, 19, fazem parte do conjunto de medidas que visam resgatar o equilíbrio fiscal do estado.

Faz-se necessário o esclarecimento acerca da relação institucional do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), cujo diálogo com a atual gestão governamental pauta-se pelo respeito e o compromisso com as propostas que visam o bem comum da sociedade acreana, extinguindo retaliações políticas da parte da administração pública estadual.

No tocante aos vetos dos deputados estaduais referentes a proposta discutida com membros do Poder Executivo sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), foi constatada em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 19, um equívoco no diálogo entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, situação que está sendo reparada de forma pacífica e respeitosa com todos os membros da Casa do Povo.

Na oportunidade, o Governo do Estado reitera sua disposição em manter uma relação institucional de responsabilidade e governabilidade, além de reconhecer a importância do Poder Legislativo como aliado nas ações que objetivam o equilíbrio das contas públicas para o devido cumprimento das obrigações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Gladson Cameli
Governador do Estado do Acre

DIA DO GAÚCHO

Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadualno Rio Grande do Sul.
O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o "Decênio Heroico".
revolução farroupilha
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.
Fonte:https://www.calendarr.com/

MANIFESTO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIA




Na manhã do dia 20/09, os servidores da Educação do Município de Brasiléia,  estão reunidos em frente a prefeitura,  para reivindicar a vetação de um projeto, onde está em desacordo com legislações vigentes que regem a Educação, além de adequar a tabela salarial dos servidores administrativos e dos professores auxiliares. Tais servidores solicitam um diálogo e o recebimento de um projeto analisado, discutido e finalizado de forma democrática. 
fotos:Luzinete Silva


quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Fato raro: Furacão Humberto deve atravessar a Bermuda nesta noite

Furacões raramente tocam o solo das Bermudas, no oceano Atlântico, mas Humberto deve atravessar a região, com categoria 3 na escala de ventos Saffir-Simpson, ainda durante esta quarta-feira.

Adicionar legenda

Imagem de satélite GOES mostra o furacão Humberto, o segundo mais forte do Atlântico desta temporada. Crédito: NOAA
O furacão Humberto veio ganhando força desde o início da semana, quando se formou e ainda era uma tormenta de categoria 1. Nesta quarta-feira, o olho do furacão se encontra a apenas 390 km da ilha de Bermuda, no arquipélago das Bermudas, com ventos máximos sustentados de 185 km/h, de acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, divulgado durante a manhã.
A velocidade do furacão aumentou e é de 26 km/h e continua seguindo com direção leste-nordeste.

A previsão é de o núcleo de Humberto passe pelo noroeste e norte das Bermudas entre a tarde e noite desta quarta-feira, alerta o NHC. Um aviso de furacão para Bermuda está vigor e Humberto deve continuar poderoso, na categoria 3, pelo menos até o início da quinta-feira. Segundo os meteorologistas, desta vez vai muito próximo, a menos de 160 km e pode tocar o solo.
Assim, os ventos do furacão Humberto deverão atingir de forma perigosa o arquipélago entre hoje e amanhã. São esperadas chuvas fortes de até 150 mm e grandes swells podem aumentar ao longo de toda costa das Bermudas entre a noite de hoje e esta quinta-feira, podendo causar inundações, principalmente nas praias do sul da região.


Imagem do satélite GOES o furacão Humberto, ao largo da costa sudeste dos Estados Unidos e a depressão tropical Imelda, sobre a costa do Texas. Crédito: NOAA.
Bahamas e EUA
Embora Humberto, esteja bem mais afastado das Bahamas e da costa sudeste dos Estados Unidos, o furacão também causa grande agitação marítima e ondas altas no noroeste das Bahamas e entre o centro-leste da Flórida e a Carolina do Norte, com ameaça à vida.
Curiosidade
Furacões não entram nas Bermudas com frequência. A região é tão pequena, que em geral os furacões se aproximam, mas não tocam efetivamente o solo. No último século, apenas 21 furacões passaram ao largo da região. O último a tocar terra firme no país foi o furacão Gonzalo em 2014.

Banda Swing da Mata homenageia e resgata saberes culturais do Juruá em videoclipe

Por
 Alexandre Lima
 -


A tradicional banda Swing da Mata celebra 17 anos de estrada neste ano. Para comemorar a data, o grupo musical lançou na noite desta sexta-feira, 13, um videoclipe, filmado às margens do Rio Juruá.
O videoclipe “Juruá, mitos e lendas” resgata e aborda a cultura dos povos indígenas da região e vai compor o primeiro EP da banda, que será lançado em 2020. De acordo com os músicos, outros quatro clipes serão filmados ainda este ano.
“Todos os clipes serão gravados até dezembro deste ano, quando a banda completa 17 anos. O próximo será gravado na região do Rio Croa, e as duas outras músicas serão gravadas em shows abertos com a presença do nosso fã clube”, salientou um dos integrantes do grupo, Aldemir Maciel, que também é secretário Municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul.
A novidade para o último videoclipe é a participação especial de artistas de Manaus (AM), como o produtor musical Júnior Monteiro e o artista Maison Mendes, da banda Canto da Mata.